segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Privatização da Telebras


Segundo a grande imprensa, a Telebras vai consultar o governo sobre um possível fechamento de capital.  A companhia comunicou em fato relevante à CVM, 27, que o Conselho de Administração deliberou consultar a União, sobre eventual intenção de fechar o capital da companhia, isto porque a companhia não tem recursos em caixa suficiente para fazer a operação de recompra das ações em público. 

No caso de fechamento do capital, a Telebras deverá fazer uma oferta pública para aquisição por preço justo da totalidade das ações em circulação no mercado.  Tanto a estatal quanto a União podem fazer a oferta pública de recompra das ações.  A Telebras, na presente data, não possui recursos ou reservas suficientes para a operação de recompra das ações.  A consulta à União, decorre dessa situação.  A União teria que aportar recursos para tal operação e para isso já autorizou aporte de R$ 1,15 bilhão como aumento de capital social.   O recurso autorizado, no entanto, é muito pequeno diante do volume de ações em negociação no mercado que precisam serem adquiridos.

Ainda assim, mesmo sem o fechamento do capital, a União continua sendo o controlador da Telebras.  A Telebras poderá ser privatizada, sem mesmo o fechamento do capital.  Considero de altíssimo risco o investimento em ações da Telebras, na cotação dos últimos meses, pois a companhia vem apresentando sucessivos prejuízos.  

Ossami Sakamori    




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço reservado para expressão de livre pensamento, desde que obedecidas as boas regras de civilidade. Não permitimos o uso de palavras incompatíveis com o propósito deste blog.