Foi lançado em cerimônia na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, nessa quinta-feira, dia 15, o grupo "Câmara Agro 4.0", iniciativa criada para discutir estratégias de implantação da tecnologias digitais focadas em Internet de Coisas, a IoT, na área de campo. O objetivo da Câmara, a do Agro, é o fomento para aquisição de novas tecnologias para alavancar o desenvolvimento do agronegócio no País.
"Precisamos incentivar novas empresas, "startups", para aumentar cadeia produtiva dentro da área do agronegócio", disse o ministro do Marcos Pontes, à Agência Brasil. Apesar da iniciativa do ministro, para que os novos "startaps" põe em seus produtos no campo, as empresas do setor de telecomunicações no Brasil estão atrasados na implantação das bases no meio rural devido ao alto custo de investimento na implantação da infraestrutura.
Há um evidente descompasso entre a vontade política do Palácio do Planalto e a disposição de investimentos pelas empresas de telecomunicações instaladas no País, como acontece com outros setores produtivos no Brasil. Vamos apenas lembar que as outorgas para exploração de telecomunicações no País são concedias pela Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações. A área política terá de se comunicar com a área técnica, uma vez que o "poder concedente" dos serviços de telecomunicações no Brasil é do próprio governo federal.
Ossami Sakamori
Parabéns pela criação de mais esse canal de notícias.
ResponderExcluirIniciativa louvável, desejo sucesso!